quinta-feira, 21 de junho de 2012

Relatório de execução do projeto" Pintura um recurso promissor de arte"


O presente relatório tem como finalidade mostrar um panorama do que foi o projeto “Pintura um recurso promissor de arte’’ que promoveu a interdisciplinaridade entre as disciplinas de historia e artes, realizado na escola de ensino fundamental Valdina Torquato, por mim Fabiana Quirino no dia 12 de junho de 2012 no horário de 16:00 as 18:00 hs.
Este projeto foi elaborado ao longo da disciplina de PIEA 2 e a sua conclusão foi através de uma aula teórica e prática em uma turma do 3º ano do ensino fundamental , com uma faixa etária de 8 a  9 anos de idade, sendo que primeiro fiz uma leitura e uma explicação sobre o tema trabalhado que era a “arte rupestre” e ainda fiz uma explanação sobre a técnica que iríamos utilizar naquela aula/projeto que era a pintura feita com carvão e em seguida solicitei para que todos fizessem um desenho reproduzindo as pinturas rupestre que apresentei para eles durante a aula.
Durante a aula também ensinei para a turma como confeccionar o carvão para ser utilizado em pinturas e desenhos, todos ficaram muitos curiosos e bastantes interessados, porém ressaltei para a turma que por motivo deles serem crianças ainda, precisaria da ajuda de um adulto para fazerem o carvão, outro fator muito interessante que pude observar é que todos ficaram interessados na história da arte rupestre, em saber como o homem das cavernas fazia aqueles desenhos? Portanto a aula tornou-se bastante dinâmica e todos contribuíram de forma bastante significativa para a realização do meu trabalho, o que tornou a aula bastante dinâmica.
Outro ponto relevante que também pude constatar é que a turma é bastante carismática, e que todos se dedicaram em fazer as pinturas solicitadas por mim e que não se preocuparam se iriam se sujar ou não mexendo diretamente com o carvão, me senti totalmente à vontade para desenvolver o meu projeto durante a aula, também vale ressaltar que a professora regente me deixou totalmente livre para desenvolver o meu projeto em sua turma.
Constatei que todos apreciaram a pintura com o carvão e gostaram muito de ver o resultado das atividades elaboradas por eles dentro de sala e também ficaram bastante interessados pela nossa história e pela a arte, o que promoveu a interdisciplinaridade entre essas duas disciplinas durante o projeto.
 Com este projeto, ficou notório que os alunos gostam muito da arte através do seu lado prático e que também se interessam pela nossa história                                 desde os nossos primórdios, já que todos colaboraram fazendo os desenhos e ainda prestaram muita atenção durante minha explicação sobre as pinturas rupestres.
Saliento que para mim esta experiência está me dando uma nova visão sobre o ensino de arte, uma infinidade de possibilidades que podem ir muito além dos limites impostos dentro da sala de aula, pois a arte não é somente pintura e desenho e ainda a parte teórica que é aplicada dentro das salas, já que sou uma futura educadora que prioriza o ensino de arte como ensino criativo e inovador.
Portanto, quero concluir dizendo que esta experiência para mim foi muito importante e gratificante, pois é o resultado do meu esforço e em minha opinião servirá como uma experiência muito boa que vou levar para sempre na minha formação, pois sempre precisamos de algo assim para nortear nossa visão sobre o ensino e para sempre buscar melhorias para estimular a aprendizagem.


Segue em anexos algumas fotos do projeto






Nenhum comentário:

Postar um comentário