sexta-feira, 1 de junho de 2012

Projeto de " História e Artes."


Universidade Aberta do Brasil – UAB/UnB
Instituto de Artes - IdA
Arte Rupestre
Departamento de Artes Visuais
Licenciatura em Artes Visuais
Projeto Interdisciplinar de Ensino e Aprendizagem 2
ARV UAB2
Professora Autora: Ana Beatriz Barroso

Professora Tutora a Distância: Letícia Teixeira

Professora Tutora Presencial: Maria Eliana Nobre da Costa
Discente: Fabiana Antonia Quirino Araujo.
Tema: pintura um recurso promissor de arte
Disciplinas: Artes e história


1.Apresentação 

        A arte e a história são duas disciplinas muito importantes, e por isso resolvi trabalhar com ambas, pois esta parceria tornou-se cabível para o desenvolvimento do meu projeto.
        A arte Rupestre é um tema que se relaciona com essas duas disciplinas, pois é o mais antigo tipo de arte da história, baseado principalmente em desenhos, pintura e representações artísticas gravadas em paredes e em cavernas. Esses desenhos retratavam a vida do homem primitivo, sua cultura e seu modo de viver, isto é através dessas pinturas podemos conhecer um pouco mais sobre o início da história do homem e suas atividades desenvolvidas naquela época.
       É notória a relação que existe entre a “História e arte”, sendo que a disciplina de história pode desenvolver muito bem a conexão que existe entre a arte rupestre e a disciplina de artes visuais, de modo que a arte teve seu início através da arte rupestre que o homem desenvolveu na era das cavernas.
Portanto, decidi trabalhar com a pintura através de pigmentos naturais que é uma técnica muito simples e ao mesmo tempo muito importante, porém é livre, pois através da arte de pintar podemos fazer obras utilizando nossa própria imaginação, podendo usar diversas cores e desenhos diferentes.
2. Motivação
     Trabalhar a disciplina de arte juntamente com a História, traz um resultado muito interessante, e é no intuito de promover a interdisciplinaridade, que decidi trabalhar com estas duas disciplinas, pois através dessa interação o aluno tem a oportunidade de desencadear um processo bastante vasto de criação e percepção que ambas oferecem.
      Neste projeto, irei promover aos alunos um momento muito importante, pois irei possibilitar para cada um a oportunidade de conhecer a nossa própria história, através de um relato sobre a arte rupestre e ainda, irão desenvolver atividades de pintura que contribuem para compreensão da importância que a arte exerce em nossas vidas.
     Ao desenvolverem uma obra, trabalhando através dela a arte rupestre eles certamente terão uma nova visão sobre a vida dos nossos ancestrais e como eles faziam para registrar seu cotidiano e ao mesmo tempo irão perceber que eles já faziam arte naquela época e como era importante em suas vidas.

3. Objetivo
ü  Mostrar a importância da arte Rupestre na vida do homem primitivo e em nossas vidas.
ü  Reconhecer a pintura como um recurso importante que pode contribuir de maneira significativa no processo de ensino aprendizagem de artes.
ü  Promover aos alunos o contato direto com os pigmentos.
ü  Despertar o interesse e a criatividade dos educando através das obras realizadas por eles utilizando as pinturas rupestres.
ü  Fazer pinturas rupestres utilizando o carvão vegetal.
4. Público alvo:
Alunos do 3º ano do ensino fundamental.

5. Metodologia: Aula teórica e prática
      No primeiro momento irei explanar sobre a arte rupestre, falando para os alunos a sua importância para o homem daquela época e para as nossas vidas, em seguida irei apresentar imagens de pinturas rupestres para que eles compreendam melhor sobre esse tipo de arte, explicar para os alunos como fazer e utilizar alguns pigmentos, para a confecção das pinturas rupestres solicitadas por mim.
       Explicar que a pintura rupestre era uma produção espontânea e que era utilizado para expressar diversas situações do cotidiano do homem primitivo, deixando marcas próprias do seu criador.
     Após todas essas explicações, pedirei que os alunos produzam suas obras de artes. Neste momento ficarei auxiliando-os no que for necessário para que eles possam desenvolver suas percepções e suas criatividades, para que assim, tenhamos um ótimo resultado e alcançar o objetivo proposto neste projeto.
6. Materiais:
    Gravetos para a confecção do carvão, urucum e material didático sobre a arte rupestre.
7. Referências de conceitos, artistas, projetos, obras ou fragmentos ligados ao que você pretende dizer e à maneira como pretende fazê-lo.
Para a realização do meu projeto fiz pesquisa nos seguinte site:
BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: arte/Secretária de Educação Fundamental.  – Brasília: MEC/SEF, 1997.




Nenhum comentário:

Postar um comentário